Conselho de Administração
O Conselho de Administração da Intelbras é o seu órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da Intelbras. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela indicação dos auditores independentes.
Nos termos do Estatuto Social da Intelbras, o Conselho de Administração se reúne, ordinariamente, ao menos uma vez a cada trimestre e, extraordinariamente, sempre que os interesses sociais exigirem. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião devidamente convocada e instalada, exceto as matérias sujeitas a quórum qualificado ou especial. De acordo com Estatuto Social da Intelbras, o Conselho de Administração deve ter, no mínimo, três e, no máximo, dez membros efetivos e até dez suplentes. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral, com mandato unificado de um ano, permitida reeleição. De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo 2 ou 20%, o que for maior, dos membros do Conselho de Administração deverão ser Conselheiros Independentes. A condição de conselheiro independente deve ser expressamente indicada na Assembleia Geral que o eleger.
O Sr. Jorge Luiz Savi de Freitas é Presidente do conselho. Graduou-se em administração de empresas pela PUC/RS. Ingressou na Intelbras em 1976, atuando como almoxarife, comprador, gerente do departamento administrativo e posteriormente Diretor Administrativo Financeiro. De 1980 a 2005 atuou como presidente/CEO da Intelbras. Em 2005 assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração, permanecendo até o momento.
O Sr. Pedro Horn de Freitas é membro do conselho. Graduou-se em administração de empresas em 2004 pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Ingressou na Intelbras em 2000, atuando como assistente de novos negócios, tendo sido analista de marketing de produto em 2002, gerente comercial para pequenos e médios varejos em 2004, gerente nacional de vendas em 2006, diretor comercial de varejo em 2008, diretor de marketing em 2009. É membro do conselho desde 2011 até o momento.
O Sr. Antonio de Freitas Aiquel é membro do conselho. Graduou-se em administração de empresas em 2005 pela PUC/RS, e possui diploma de MBA em gestão empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV, conferido em 2012. Ingressou na Intelbras em 2006 como gerente nacional de vendas, tendo sido gerente de marketing de produto de 2009 até 2011. É membro do conselho desde 2011 e empresário do ramo de veículos esportivos premium.
O Sr. Gilberto Heinzelmann é membro do conselho. Graduou-se em engenharia mecânica em 1986 pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, possui de MBA executivo pela universidade Positivo e pós graduação em engenharia de materiais pela FERJ, conferidos em 2007 e 1993 respectivamente. É CEO da ZEN S.A desde 2012, membro do conselho de administração da Librelato desde 2019, membro do conselho de curadores da Fundação CERTI no período de 2012 a 2019, membro do conselho estratégico da FIESC desde 2019 e cofundador e sócio da empresa TNS desde 2010. É membro do conselho desde 2020.
O Sr. Lin Xiong é membro do conselho. Graduou-se em engenharia geotécnica em 2007 pela Southeast University na China. Atualmente é o Administrador da Dahua Technology Brasil Comércio e Serviços em Segurança Eletrônica LTDA., tendo ingressado na Intelbras, em 2019 como Conselheiro de Administração, função que ocupa atualmente.
O Sr. Mateus Affonso Bandeira é membro do conselho. Graduado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas, com especialização em Finanças Corporativas e Gestão pela FGV e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui MBA pela Wharton School, University of Pennsylvania e especialização para presidentes de empresa (OPM) da Harvard Business School. É membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora, desde 2019. Entre 2011 e 2017, foi Sócio-Presidente e CEO da FALCONI – Consultores de Resultado. Foi membro dos Conselhos de Administração do Banco Pan (2011 a 2018), da PDG Realty (2012 a 2016), da Terra Santa Agro (2016 a 2018) e do Hospital Moinhos de Vento (desde 2017). Foi membro Conselho Deliberativo da Fundação Estudar entre 2012 e 2017. Além disso, foi Presidente do Banrisul e Diretor de RI (2010 a 2011) e membro do CdA (2008 a 2011), Diretor/Subsecretário do Tesouro do RS (2007 a 2008), Secretário de Planejamento e Gestão do RS (2008 a 2010). Atuou também no Senado Federal (2006), no Ministério da Fazenda (2004 a 2006) e na Secretaria da Fazendo do RS (1993 a 1999).
O Sr. Rogério Sekeff Zampronha é membro do conselho. Formou-se em economia na Universidade de São Paulo e possuí MBA no IMC (Lausanne, Suíça). O Sr. Rogério iniciou sua carreira no setor financeiro e, nos anos 1990, fundou sua primeira empresa. Após vender sua participação, iniciou a Soft Brasil, empresa de tecnologia focada em automação industrial, adquirida pela Schneider Electric em 2010, empresa da qual foi nomeado presidente no Brasil em 2013. Em 2015, foi convidado para se unir à Vestas, principal fabricante de turbinas eólicas do mundo, levando a empresa dinamarquesa à liderança de mercado na América do Sul.
Diretoria
Os Diretores da Intelbras são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração. Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato unificado de 1 ano, sendo permitida a reeleição.
O Estatuto Social dispõe que a Diretoria será composta de, no mínimo, dois membros, e no máximo, seis membros, acionistas ou não, dos quais um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro e um Diretor de Relações com Investidores, sendo permitida a cumulação de cargos. Se aplicável, os demais Diretores terão as designações a eles conferidas pelo Conselho de Administração.
No exercício de suas funções, os Diretores poderão realizar todas as operações e praticar todos os atos necessários à consecução dos objetivos de seu cargo, observadas as disposições do Estatuto Social quanto à forma de representação e a orientação geral dos negócios estabelecida pelo Conselho de Administração.
O Sr. Altair Angelo Silvestri é Diretor Presidente da Intelbras. Com mais de 50 anos de experiência no mercado, está no cargo desde 2005, e é colaborador da empresa desde 1979. Graduou-se em economia pela Fundação Educacional de Santa Catarina – FEESC, possui pós graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em economia industrial
O Sr. Rafael Boeing é Diretor Superintendente Administrativo/Financeiro e de Relações com Investidores da Intelbras. Tem mais de 40 anos de experiência no mercado financeiro. Graduou-se em ciências contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, possui pós graduação em gestão empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas – FGV. Faz parte do quadro de colaboradores da empresa desde 1994, ocupando o cargo de diretor administrativo/financeiro desde então.
O Sr. Henrique Fernandez é graduado em Engenharia Elétrica, possui Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, MBA em Gestão de Negócios pela Instituição Fritz Muller e MBA Executivo Internacional em Liderança e Gestão pela Instituição Saint Paul Escola de Negócios. Atua na Intelbras desde o ano de 2007, sendo desde 2015 no cargo de Diretor Executivo de Unidade de Negócio, e desde 2022 como Diretor Superintendente de Unidade de Negócio, tendo sido eleito em maio de 2023 como Diretor Superintendente de Comunicações.
O Sr. Marcio Ferreira da Silva é técnico em Eletrônica pela instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Paulista, e Pós-Graduado em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo. Atua na Intelbras desde o ano de 2007, atuando desde 2013 como Diretor Comercial, e desde 2022 como Diretor Superintendente de Unidade de Negócio, tendo sido eleito em maio de 2023 como Diretor Superintendente de Energia.
O Sr. Paulo Daniel Correa é graduado em Engenharia Elétrica e possui Pós-Graduação em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Lauras (UFLA), e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua na Intelbras desde o ano de 2012, atuando desde 2017 como Diretor Executivo de Unidade de Negócio, e desde 2022 como Diretor Superintendente de Unidade de Negócio, tendo sido eleito em maio de 2023 como Diretor Superintendente de Segurança.